quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Informações e globalização


As novas tecnologias da informação e da comunicação é também todo o conhecimento tecnológico até agora, que tem construído o que chamamos de meio de globalização que é gerar e consumir informação. A globalização caracteriza-se assim pelas interações económicas, sociais, políticas e culturais, tendo estas se intensificado extraordinariamente nas ultimas três décadas.



Três décadas, marcadas pela evolução dos novos meios de comunicação, que permitiram que a globalização se surgisse com maior evidencia. A Informação e a Globalização, deve estar na ordem do dia da atual geração de jovens, trabalhadores, empreendedores e, como tal, um item que, nos últimos tempos, passou a ser um dos mais importantes fatores determinantes para a manutenção do emprego, do sucesso ou fracasso de qualquer iniciativa. Seja qual for o seu grau de escolaridade/instrução, experiência, esteja onde estiver localizada(o), seu futuro está atrelado à capacidade de buscar, processar e utilizar estas informações. 


 hoje com um simples click em "send" ou enviar, você pode mandar qualquer informação para o mundo todo e não conseguimos  imaginar mais a vida sem o telefone celular ou melhor falando os Smartfones, os televisoresSmart TV, e todos os demais aparelhos eletrônicos que já vem acompanhados de uma câmera integrada.vários organismos da mídia sobre seus vínculos com empresas como a Google, 
Facebook
, Microsoft, Linkdin e entre outras.













Modificações e Convergências das Mídias




A modificação das mídias se converte com a própria historia da mídia. Se trabalharmos o conceito de convergência, logo as modificações são formas de grande importância e acompanhamento evolutivo de toda uma sociedade.

Convergência significa: Interação. É difícil compreendermos o mundo sem estarmos conectados a um dispositivo digital. Foi-se o tempo que era necessário o rádio ou a televisão para sabermos das notícias, o telefone para comunicação e correio para recebermos cartas ou boletos para pagamento de contas. Com a invenção do computador podíamos fazer tudo isto com ele e agora nem dele precisamos mais, para mediar os acessos á internet e fazer tudo que foi citado. Hoje com um celular conectado a Internet podemos ter tudo o que se refere em termos de comunicação e informação, com a grande vantagem que é a mobilidade de se ter comunicação oral o registro e divulgação de imagens, áudio e vídeo entre outros aplicativos em um só dispositivo.





As diferentes linguagens tecnológicas (radio, TV, vídeo, áudios, imagens, impressos, aplicativos computacionais) transformadas em linguagens digitais, e convergindo para um ou dois aparelhos portáveis serão o grande link entre o ensino e a aprendizagem deste novo milênio.

http://convergenciadosmeios.wordpress.com/tag/convergencia

Relacionamento Interpessoal


Relacionamento interpessoal é um conceito do âmbito da sociologia e psicologia que significa uma relação entre duas ou mais pessoas. Este tipo de relacionamento é marcado pelo contexto onde ele está inserido, podendo ser um contexto familiar, escolar, de trabalho ou de comunidade. onde implica uma relação social, ou seja, um conjunto de normas comportamentais que orientam as interações entre membros de uma sociedade.
 
 
  • Trabalho em Equipe

As aulas decorreram com dinâmicas. 
Atividade das mãos, nesse exercicio foram formados grupos, onde cada um teve que escrever no desenho da mão esquerda, pontos a serem melhorados e na mão direita, pontos  fortes pessoal de cada um.


Exemplo:




Cada grupo tendo que se interrelacionar conversando entre si ponto a serem melhorados e pontos forte e tivemos que escolher 10 características para se ter um bom relacionamento de Trabalho.





Na sequência tivemos que criar um edifício Alto, onde se tinha que planejar base estrutura, com tempo para entrega do trabalho. Onde exigiu do Grupo planejamento, organização, trabalho e foco, prestando sempre atenção no tempo e resultado.

Resultado:

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Empreendedorismo




Empreendedorismo é, identificar oportunidades, agarrá-las e buscar os recursos para transformá-las em negócio lucrativo.

  


O empreendedor é capaz de tornar um sonho realidade e fazer uma ideia tomar forma e obter sucesso deste trabalho.




Comunicação de Massa e Industria Cultural


O Conceito da Indústria Cultural começa com dois filósofos alemães, Theodor W. ADORNO e Max HORKHEIMER, em 1947, na obra Dialética do iluminismo. Eles são professores judeus do Instituto de Pesquisas Sociais da Universidade de Frankfurt que, fugindo do nazismo em 1933, emigraram para os. Estados Unidos e aí permaneceram, vivendo num período muito importante deste país, até o final da guerra.



O nazismo se utilizava da comunicação do rádio. GÕEBELS apostou no rádio e no cinema. E, ADORNO e HORKHEIMER conheceram a propaganda nazista. Eles viram o que o nazismo fez com o rádio, repetindo, de certa forma, a estratégia já desenvolvida por MUSSOLINI na Itália. Ao assumir o poder em 1922na Itália, MUSSOLINI também usou esses dois veículos. Ele criou a Cineccittà, empresa de filmes do Estado italiano. Esses dois ditadores desenvolveram políticas de comunicação que podem ser consideradas as mais competentes que já existiram. Perceberam o grande potencial de mobilização das massas através do cinema e do rádio. Assim, o background, a origem desse conceito, Indústria Cultural, é, de um lado, o nazismo, claramente explicitado em uma frase de ADORNO e HORKHEIMER que me impressionou muito: "O rádio é a voz do Führer”.


Uma das primeiras formas de comunicação de massa mediadas por um veículo é
Identificada com o jornal diário, onde surgiram concomitantemente a caricatura, a fotografia e, um pouco mais adiante, o cinema. Este último, apesar de descoberto no século XIX, só se desenvolveu realmente como indústria no século XX.


 Meios de Comunicação do Séc. XIX


A comunicação de massa é uma característica fundamental da sociedade de massa, à qual está ligada de forma indissolúvel. Assim, quem fala em sociedade de massa, fala em comunicação de massa. Portanto, se foi no século XIX que se iniciou uma das primeiras indústrias culturais – a do jornal diário –, vai ser no século XX que se terá o coroamento desse processo, com o desenvolvimento da TV no pós-Guerra. A partir daí, a aceleração do desenvolvimento tecnológico deu origem às novas tecnologias que, a cada dia que passa, introduzem novas formas de comunicação, tais como: a TV a cabo, via satélite, o videocassete, a TV de alta definição, o compact-disc etc.


 





quinta-feira, 6 de novembro de 2014

SOCIEDADE EM REDE





Numa perspectiva histórica mais ampla, a sociedade em rede representa uma transformação 
qualitativa da experiência humana"(manuel Castells).

A SOCIEDADE é formada por todos os seres humanos que ocupam um determinado espaço num determinado tempo. O espaço pode ser um país ou região. Ainda há uma terceira dimensão a considerar aqui, a dos traços de união entre os elementos, que podem ser os mais variados: família, vizinhança, trabalho, povoação de origem, origem étnica, opções políticas, país, etc.

Já a REDE é um conjunto de nós interligados por relações aleatórias que permitem o fluxo de informação. Partindo desse raciocínio, vamos ao longo da vida fazendo parte de várias redes, trabalho, grupo de amigos, associações e todas elas acabam por ficar interligadas através de um ou mais nós (pessoas) até chegarmos a uma rede maior que podemos considerar a sociedade. O avanço tecnológico proporcionou um aumento exponencial do efeito de rede, modelando a sociedade atual, na qual se insere a sociedade da informação e do conhecimento.

O Conceito SOCIEDADE EM REDE não é uma mera soma das partes e sim o resultado do imbricamento das afinidades com as tecnologias, que permite e/oumantém em comunicação, em tempo real, pessoas e grupos de pessoas independentemente da sua localização geográfica, tempo e traços de união. No entanto, e face ao crescimento diário das tecnologias que as desenvolvem e fortalecem, está nas nossas mãos a criação e a inclusão em novas redes e fontes de partilha. A forma ativa, como nos integramos faz com que nos aproximemos mais dos outros e, no fundo, também de nós mesmos.
A tecnologia atual, criada pelos homens para supir necessidades da sociedade, desenvolveu novos meios de comunicação, rápidos, poderosos e eficazes - com a internet em primeiro plano - permitindo que redes anteriormente restritas a determinadas contextos possam hoje interligar-se quase sem constrangimentos. A Internet e em concreto a World Wide Web, por esta e por outras razões, é considerada a "rede das redes", que permite a comunicação a uma escala global.
A própria Internet, como a sociedade, também evoluiu para a Web 2.0, suportando a crescente participação ativa dos seus utilizadores na partilha de informação, Web 2.0 é a mudança para uma internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência coletiva.

Fonte:
http://mpel.ruipascoa.net/?p=267

terça-feira, 4 de novembro de 2014

A EVOLUÇÃO dos MEIOS de COMUNICAÇÃO



Nos dias de hoje a Tecnologia nos traz grandes facilidades.



Meios de Comunicação de Massa e Cultura de Massa.



A comunicação de massa pode, ser definido como ‘quem’, ‘o que diz”, “em que canal', 'para quem', 'com que efeito ". Quem: refere-se ao remetente comunicador."O que" significa a mensagem. O que o comunicador tem escrito, falado ou mostrado é a mensagem. “Em que canal ‘: Os canais são os meios através dos quais as mensagens são enviadas”. Estes podem ser jornais, filmes, rádio, televisão e internet. "A quem": Refere-se a pessoa que recebe a mensagem ou o receptor. "Com o efeito": Refere-se ao impacto ou efeito de feedback de uma mensagem em um canal ou meio.