segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Comunicação de Massa e Industria Cultural


O Conceito da Indústria Cultural começa com dois filósofos alemães, Theodor W. ADORNO e Max HORKHEIMER, em 1947, na obra Dialética do iluminismo. Eles são professores judeus do Instituto de Pesquisas Sociais da Universidade de Frankfurt que, fugindo do nazismo em 1933, emigraram para os. Estados Unidos e aí permaneceram, vivendo num período muito importante deste país, até o final da guerra.



O nazismo se utilizava da comunicação do rádio. GÕEBELS apostou no rádio e no cinema. E, ADORNO e HORKHEIMER conheceram a propaganda nazista. Eles viram o que o nazismo fez com o rádio, repetindo, de certa forma, a estratégia já desenvolvida por MUSSOLINI na Itália. Ao assumir o poder em 1922na Itália, MUSSOLINI também usou esses dois veículos. Ele criou a Cineccittà, empresa de filmes do Estado italiano. Esses dois ditadores desenvolveram políticas de comunicação que podem ser consideradas as mais competentes que já existiram. Perceberam o grande potencial de mobilização das massas através do cinema e do rádio. Assim, o background, a origem desse conceito, Indústria Cultural, é, de um lado, o nazismo, claramente explicitado em uma frase de ADORNO e HORKHEIMER que me impressionou muito: "O rádio é a voz do Führer”.


Uma das primeiras formas de comunicação de massa mediadas por um veículo é
Identificada com o jornal diário, onde surgiram concomitantemente a caricatura, a fotografia e, um pouco mais adiante, o cinema. Este último, apesar de descoberto no século XIX, só se desenvolveu realmente como indústria no século XX.


 Meios de Comunicação do Séc. XIX


A comunicação de massa é uma característica fundamental da sociedade de massa, à qual está ligada de forma indissolúvel. Assim, quem fala em sociedade de massa, fala em comunicação de massa. Portanto, se foi no século XIX que se iniciou uma das primeiras indústrias culturais – a do jornal diário –, vai ser no século XX que se terá o coroamento desse processo, com o desenvolvimento da TV no pós-Guerra. A partir daí, a aceleração do desenvolvimento tecnológico deu origem às novas tecnologias que, a cada dia que passa, introduzem novas formas de comunicação, tais como: a TV a cabo, via satélite, o videocassete, a TV de alta definição, o compact-disc etc.


 





Nenhum comentário:

Postar um comentário