quinta-feira, 6 de novembro de 2014

SOCIEDADE EM REDE





Numa perspectiva histórica mais ampla, a sociedade em rede representa uma transformação 
qualitativa da experiência humana"(manuel Castells).

A SOCIEDADE é formada por todos os seres humanos que ocupam um determinado espaço num determinado tempo. O espaço pode ser um país ou região. Ainda há uma terceira dimensão a considerar aqui, a dos traços de união entre os elementos, que podem ser os mais variados: família, vizinhança, trabalho, povoação de origem, origem étnica, opções políticas, país, etc.

Já a REDE é um conjunto de nós interligados por relações aleatórias que permitem o fluxo de informação. Partindo desse raciocínio, vamos ao longo da vida fazendo parte de várias redes, trabalho, grupo de amigos, associações e todas elas acabam por ficar interligadas através de um ou mais nós (pessoas) até chegarmos a uma rede maior que podemos considerar a sociedade. O avanço tecnológico proporcionou um aumento exponencial do efeito de rede, modelando a sociedade atual, na qual se insere a sociedade da informação e do conhecimento.

O Conceito SOCIEDADE EM REDE não é uma mera soma das partes e sim o resultado do imbricamento das afinidades com as tecnologias, que permite e/oumantém em comunicação, em tempo real, pessoas e grupos de pessoas independentemente da sua localização geográfica, tempo e traços de união. No entanto, e face ao crescimento diário das tecnologias que as desenvolvem e fortalecem, está nas nossas mãos a criação e a inclusão em novas redes e fontes de partilha. A forma ativa, como nos integramos faz com que nos aproximemos mais dos outros e, no fundo, também de nós mesmos.
A tecnologia atual, criada pelos homens para supir necessidades da sociedade, desenvolveu novos meios de comunicação, rápidos, poderosos e eficazes - com a internet em primeiro plano - permitindo que redes anteriormente restritas a determinadas contextos possam hoje interligar-se quase sem constrangimentos. A Internet e em concreto a World Wide Web, por esta e por outras razões, é considerada a "rede das redes", que permite a comunicação a uma escala global.
A própria Internet, como a sociedade, também evoluiu para a Web 2.0, suportando a crescente participação ativa dos seus utilizadores na partilha de informação, Web 2.0 é a mudança para uma internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência coletiva.

Fonte:
http://mpel.ruipascoa.net/?p=267

Nenhum comentário:

Postar um comentário